Entrevista com Ramon Farias de Caos Sonoro: "Misturar o máximo de ruído possível"

 


 

Essa entrevista devia apresentar RAMON FARIAS de CAOS SONORO como um artista de power electronics e noise e ao mesmo tempo como uma personagem muito ativa na escena alternativa brasileira. Bawagan é um rádio punk de Bratislava (Eslovaquia) que se dedica a música experimental mundial também. A repórter de Bawagan, Karolina Válová de República Tcheca conhece Ramon já há muito tempo. Eles trocaram mensagens sobre música durante algum tempo e assim deram origem a essa entrevista.





Então, Ramon, podia fazer "o prefácio"?

Olá a todos, sou um cara comum sem formação acadêmica, mas que sempre teve a vida como escola. E sempre, buscando o conhecimento das coisas, de forma autodidata. No mundo , do barulho e definições afins, achei um jeito de colocar, meus sentimentos para fora e adquirir uma ideia, sobre o mundo , as pessoas e a vida que vivemos. E cada dia, vejo que sou mais uma peça distorcida em meio, a toda essa merda. A minha atividade, no meio da cena underground, é algo que mim define como ser humano. Mesmo que pareça, um tanto pessimista sobre realidade, que vivemos hoje. Não da para ficar parado, diante de toda essa confusão social genocida, onde todos tem sua parcela de culpa.

 

 

 


 

Podíamos começar desde o início? Quantos anos tinha quando descobriu a sua paixão pela música? Qual instrumento musical você aprendeu primeiro? (Ou iniciou com o canto, por exemplo?)

 

Eu tinha de 15 ou 16 anos, quando fui morar em Itabaina /SE (Brazil). Descobri o mundo do barulho , em suas formas mais radicais. Punk - hc , grind noise core e muito trash, death e black metal. Sempre gostei de bateria, mas nunca aprendi como tocar , tecnicamente dizendo. E sempre, gostei de desenhar. Teatro participei, em umas peças com citações de consciência contra o racismo. Em um grupo, de ação anarquista libertário, chamado U.L.B.S. " UNIÃO LIBERTÁRIA BAIXADA SANTISTA" da cidade de Santos/SP.

 

 

Haviam bandas ou projetos antes de Caos Sonoro?

Sim , toquei bateria no E.O.A.S.N. , duo de noise core formado por Ricardo Core (r.i.p.) , guitarra e berros e eu , martelando a caixa . Isso em 1992 /1993 , depois vim para Santos , e formei um duo chamado CARNIÇA NOISE. Mas so gravamos , uma DT e depois acabou .

 

https://caossonoro.bandcamp.com/ 

 

 

Quantos anos Caos Sonoro está na escena musical? Qual foi a ideologia principal e quem inventou o nome? Foi sempre um projeto individual?

Resposta 03 O C.S. , nasceu na metade para o final do ano de 1993 , precisamente para o final desse mesmo ano. Então isso quer dizer, já são 28 anos fazendo barulho. Hoje em dia, eu não digo mais ideologia, mas a minha visão sobre tudo , mas sempre fui um niilista, no sentido pessimista sobre realidade. O nome foi eu mesmo que, dei ao projeto e sim , sempre foi eu e os lixos disponíveis para produzir a sonoridade do caos .

 

 

Durante tantos anos de arte ativa acontecem muitas coisas, chegam muitas inspirações… Audível são influências de outros projetos de harsh noise ou industrial, um pouco de ambient. Quais são as outras? Está também inspirado pelos filmes?

Sim todo esse tempo , de existência o C.S. sempre teve influências de outros projetos e bandas . Aqui no Brazil, sempre conhecemos o termo industrial noise , depois de um tempo , que começou as definições mais acirradas. Influências desde 7.m.o.n. / Agathocles / Atta / Noise Machine / W/W? / Cyberthreat / :Wumpscut: / Noisex / P.a.l. / Sonic Radioactive / Hellhouse entre outros.  

Filmes como Exterminador do futuro / Hardware / Mad Max , enfim tudo ligado ao apocalíptico pós nuclear e a bestialidade humana no geral.

 

 

 https://nacaraecoragem.bandcamp.com/album/a-doen-a

 

 

A maioria dos releases têm a parte visual muito sofisticada. Você é o autor?

Muito das imagens , eu pego na Internet e adiciono , algo meu e dou meu retoque final. Misturando, com desenhos que eu faço também.

 

 


 

Qual é o processo de compor música para Caos Sonoro?

Misturar o máximo de ruído possível. Mas também, tenho meus momentos de rítmicos não fico so no ruído totalmente. Nos álbuns, do C.S. você tem de um tudo um pouco.

 

 https://kaosrecords.bandcamp.com/music

 


Na sua pagina de bandcamp podemos encontrar muitíssimos releases e videos. Tem também os concertos ao vivo? Participou ou organizou algum festival?

O Caos Sonoro, tem muito material lançado via Kaos Records , muitos splits espalhados por aí, participações em compilações , singles remix's , box especiais com tiragem limitadissimas. Tenho alguns álbuns e mini álbuns, no bandcamp e muitos vídeos, no canal do YouTube. Material não falta, para que as pessoas venham conhecer, o trabalho sonoro e caótico, desse que é meu projeto principal. Sim já foi organizador, de vários eventos, o mais aclamado dentro do underground santista foi a "NOITE ALTERNATIVA" . Teve início, em 1998 aqui na cidade de Santos, onde o foco principal era a discotecagem. O line up dos DJ's, era eu aka DJ: kaos, DJ: Danda e o DJ: Marcão, e de vez em quando convidavamos outros DJ's. Também criei um evento totalmente voltado ao metal e suas vertentes, chamado METAL MASSACRE. Com um outro amigo chamado Dirceu "DJ: Sandman", criamos o TARDIES MORTIS -  um evento, no qual era praticamente uma rave underground com mais 24 horas direito de festa. Onde rolava, estilos muitos variados, desde ska, punk, guittar, rockabilly, psychobilly, gothic rock , e.b.m., heavy metal  enfim era muito foda. Também fiz alguns eventos , voltados mais para apresentações de bandas , no qual foram o " Punk and Disorderly Fest " e outro mais voltado para e.b.m. e dark Electro chamado, "Dracul". E um grupo chamado "Cárcere Noturno" , onde buscávamos , fazer os eventos com o ideal de tocar o que sempre foi mais a essência, para o gothic rock e dark electro dos anos 80. Eramos , um grupo de 6 ou 7 amigos. Foi uma época boa de muita atividade.

 


 

 

Se podia caraterizar a escena brasileira de música noise? Há muitas pessoas interessadas? Há festivais grandes? Tem algum zin preferido ou label? Espere… você tem o próprio label famoso.

Bom posso dizer que, está bem melhor hoje em dia. Sim temos muitos projetos novos ativos, e a velha guarda também não para. Noise Machine / DOM / W/W? / Antonie Trauma / Prognosis / Rauppwar / Posthuman Tantra / Pork Suicidal / Existentencia com gosto de nada / God Pussy / TRIsE / Tiago Malta / Tumba / IO / Bushido / L.C.S/ A / U / PMNT / Amrit Kalash / Death Boulevard / Interzona / Static Repulsion / P.K. Pinheiro / Gorium / Uruly e muitos outros. 

O que falta é justamente isso , festival e eventos , mais ligados a esse estilo de "expressão mais ruidenta". Temos alguns canais de apoio e divulgação, no qual já participei sendo entrevistado. Sãos eles o canal do meu grande amigo Jean C. Correard a.k.a "Der Neue Mann Vom Neandertal", com seu canal no YouTube, chamado (Decadence & Jam Correard channel vídeo zine), material de divulgação de primeira classe. E o canal em várias plataformas digitais do grande Tiago Malta, chamado "Na cara e coragem produções". Tá no YouTube, Stagram, soundcloud, Spotify, bandcamp. Ele faz suas entrevistas, direto ao vivo do seu Stagram, depois edita e manda para as plataformas do Cara e coragem produções. 

 https://maldoreillerecords.bandcamp.com/album/caos-sonoro-antoine-trauma-mald30-full-edition

 

Labels, sim temos muitas, mas na maioria com seus lançamentos, nas plataformas digitais. 

 


Sim tenho meu selo , criado em 1999 chamado "KAOS RECORDS", seu primeiro lançamento foi a DT do C.S. - world in Decadence. Daí por diante, vem dando suporte a vários artistas , tanto brasileiros como estrangeiros. O catálogo já está chegando em seu número 300 . Com essa numeração, sairá a k7 do C.S., chamada " a doença " . Quando eu lanço  álbum novo do C.S. no bandcamp , e aquela versão digital é única. A numeração, também esta ligada a esses lançamentos digitais. A ideia é sempre, fazer uma versão física . Mas ultimamente, os custos tão altos e acabo, escolhendo fazer lançamentos como splits, ou de projetos e bandas de amigos, que tem seu potencial e merecem algo mais consistente.

 

 

Então qual é o processo desde a primeira idea até o release completo? Como chegam as ideas? Nota tudo em partituras?

O processo é natural, estou no Q.G. da K.R., lendo , assistindo ou escutandando algo especial. Batendo a vontade ligo os motores e o que sair, e o que tá valendo pra mim. Não sou de programar para fazer ruido seja ele totalmente hrash, power electronic , Atmospheric ou rythimc noise. Partituras, não tudo é um processo instantâneo , eu não entendo nada de partiduras ou termos técnicos em geral. Tudo hoje que eu gravo, é diretamente para a tape (k7). Muitas faixas é sem edição, é 100% crua.  Já tem outras que eu faço algumas alterações, editado em alguns aplicativos. Gosto muito de fazer remis, as vezes uma única faixa eu faço 10 versões. Mas também tenho, muita faixas antigas arquivadas no qual nunca lancei. E mexendo aqui, nas minhas velhas mídias de DVD-s e Cdr-s redescubro , gravações fodas e criativas. Recentemente descobri um live session de 2018. Acabei add no bandcamp do C.S., de uma coisa eu sei. Não consigo ficar parado, as ideias vai chegando, ligo o lixo eletrônico aqui o rec, no tapedeck e ruídos vão sendo expelido para fora como vermes.

 

 


Agora tudo ainda está pandemicamente parado mas certamente tem alguns planos para o resto do ano ou para o ano que vem. Está preparando de algum tournê, idealmente com um concerto em Praga?


Planos e muitos lançamentos por vir. Tenho que finalizar o Tributo ao Alter Breitenbach, falta pouco é um lançamento que esta bastante tempo em andamento. Mas digo que a demora vsi vai ser muito compensadora, vai ficar um trabalho muito legal. A kaos Records é um selo pequeno, sem apoio. Sou eu e eu, e sempre peço para quem esta, envolvido em algum lançamento. Ter paciência, que vai sair quando o financeiro estiver mais tranquilo. Estou fazendo, o que posso para continuar com os lançamentos físicos. Aqui no Brazil, as coisas acontecem na macha lenta. Eu sou meio teimoso, e vou pra luta mesmo que não tenha o retorno $$$.


Olha seria muito legal, umas apresentações dividir o palco com CHRUP ou _R_K _  (ambos amigos da República Tcheca) entre outros. Mas a minha realidade financeira, infelizmente é difícil. Mas vai saber o dia de amanhã, coisas acontecem. 

 


 

 

Bom no mais, é isso Karolina estou muito grato pela atenção e oportunidade de tá respondendo as perguntas. Agradeço pela amizade e apoio. E para a quem si interessar pode entrar em contato para intercâmbios de material. Obrigado a todos, saúde e barulho sempre! 

 

Espere, hoje é um dia muito especial, o Caos Sonoro apresentou ao público um novo álbum "Pisando sobre os destroços"!

 

https://caossonoro.bandcamp.com/album/pisando-sobre-os-destro-os?fbclid=IwAR2cCULla6Syn4EPUQV_yZiS0FKd2h-7E2Dbe2bvFAjl10bP1pePJQ-PFns

 


 

Fotos: arquivo de Ramon 

Na página fb de Bawagan foi publicado no dia 12 de setembro 2021.

 













 

 

 

Komentáře

Oblíbené příspěvky